Cursos "In Company" PALESTRANTE ENGº MÁRIO CORONA FILHO, instrutor epalestrante, um desenvolvedor experiente. Ele é diretor técnico sóciofundador da ENGECOPEL ENGENHARIA CONSULTORIA E ASSESSORIA desde 1985, atuando também como responsável técnico de várias outrasconceituadas empresas.
*NR-10 *CABINE PRIMÁRIA *SEP *PRONTUÁRIO
*Aterramento *Descarga atmosférica
*NR 10 – SISTEMA DE GESTÃO – (20 horas)
*NR-10 RECICLADA - A CADA 2 ANOS REVISAR O CURSO
Necessidade de atualização de conhecimentos, face a nova NR-10 da portarianº 598 do MTE para autorização em instalações elétricas. OBJETIVOS: Capacitar os Engenheiros, Arquitetos, na implementação de medidas de controle e prevenção, destinados a garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente executam serviços com eletricidade, tendo por base a nova Norma Regulamentadora – NR-10, da portaria nº 598 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
CONTEÚDOS:
* Introdução à segurança com eletricidade
* Riscos em instalações e serviços com eletricidade: - O choque elétrico, mecanismos e efeitos - Arcos elétricos; queimaduras e quedas - Campos eletromagnéticos · Técnicas de Análise de Risco * Medidas de Controle do Risco Elétrico: - Desenergização - Aterramento funcional (TN / TT / IT), de proteção e temporário - Equipotencialização - Seccionamento automático da alimentação - Dispositivos a corrente de fuga - Extra baixa tensão - Barreiras e invólucros - Bloqueios e impedimentos - Obstáculos e anteparos - Isolamento das partes vivas - Isolação dupla ou reforçada - Colocação fora de alcance - Separação elétrica * Regulamentações do MTE: - NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade) - Qualificação; habilitação; capacitação e autorização · Equipamentos de proteção coletiva · Equipamentos de proteção individual * Rotinas de trabalho - Procedimentos: - Instalações desenergizadas. - Liberação para serviços - Sinalização - Inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento · Documentação de instalações elétricas · Riscos adicionais: - Altura - Ambientes confinados - Áreas classificadas - Umidade - Condições atmosféricas * Proteção e combate a incêndios: - Noções básicas - Medidas preventivas - Métodos de extinção - Prática * Acidentes de origem elétrica: - Causas diretas e indiretas - Discussões de casos · Primeiros socorros · Responsabilidades
METODOLOGIA: O curso será presencial, ministrado por profissional habilitado, apostilado e com suporte multimídia.
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros Eletricistas, Engenheiros de Segurança, Engenheiro Agrônomo, Arquitetos, Técnicos de Segurança, Gerentes de Manutenção, Técnicos de Eletrônica, Profissionais das áreas de Telecomunicações, que desenvolvem atividades nas proximidades das instalações elétricas, Eletricistas e Profissionais que atuam na área das instalações elétricas.
AVALIAÇÃO: Será fornecido certificado de participação para os participantes com freqüência mínima de 90% de participação.
Apostilas - Datashow - Cerificado - Lista de Presença Avaliação do Curso.
NR - 10 CURSO BÁSICO -Segurança em Instalações e serviços com eletricidade
NR - 10 CURSO COMPLEMENTAR - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades
NR - 10 CURSO RECIGLAGEM - Segurança em Instalações e serviços com eletricidade
NR - 10 CURSO RECIGLAGEM - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP)
CURSO - PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
CURSO - CABINE PRIMÁRIA - Média Tensão - manutenção e operação.
CURSO - ATERRAMENTO.
CURSO - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS.
::: Workshop ::: Cursos ::: Treinamentos :::
OBJETIVO DAS PALESTRAS:
Apresentar aos participantes os conceitos básicos do Controle de Perdas, articulando-os a prevenção total de acidentes, priorizando as condições de melhorias nos processos com base nos modernos conceitos de administração.
PROPÓSITO:
Levar o profissional a identificar situações de risco que geram acidentes e desenvolver técnicas prevencionistas para evitá-los através de regras, métodos de segurança, condizente com um padrão que os leve a realizar cada trabalho sem acidentes.
OBJETIVO:
Neste treinamento, o trabalhador terá a oportunidade de refletir e reconhecer seu compromisso com a empresa e usuários sobre seu verdadeiro papel quanto à segurança na área elétrica, mesmo enfrentando várias condições adversas aprenderá a ter um comportamento preventivo e de modo a evitar acidentes.
Acidentes elétricos causados por curto-circuito devido a sobrecarga de aparelhos domésticos não devem ser encarados como fenômenos naturais ou elementares.
A possibilidade de ocorrência de curto-circuito na fiação elétrica merece cuidados, principalmente no momento de montar um projeto elétrico para residências, comércios, indústrias, hospitais etc...alerta dos engenheiros eletricista Embora não existam estatísticas das ocorrências, os engenheiros se sentem incomodado sempre que ouvem notícias sobre curtos-circuitos. Eles lembram, por exemplo, dos grandes incêndios ocorridos em São Paulo, que causou comoção de muitas vítimasl tudo por conta da sobrecargas elétricas exemplo, parelho de ar-condicionado ou de fios em curto painel elétrico mal distribuído e o pior fator desta ocorrência FUNCIONÁRIOS NÃO CAPACITADOS para exercer tal procedimento.
Engenheiro Eletricista e Eng.º de Segurança do Trabalho, Auditor e Consultor em Instalações Elétricas